Você resiste a uma promoção?


Essa palavrinha é muito poderosa, ah se é!

Fevereiro chega sempre com milhares de promoções por todo o país. Isso significa tentação, correria, gastos excessivos e compras desnecessárias.

Sim, é verdade! Quem nunca comprou algo por que estava em promoção e nunca usou depois?

E o rombo no bolso, completamente desnecessário?

Pois então, é hora de praticar a força de vontade somada à racionalidade e resistir às tentações que as ofertas nos oferecem.

Algumas dicas



Se você vai às compras, dê uma boa olhada no guarda-roupas antes de sair de casa. Analise o que você tem e que não usa mais. Vai trocar a peça? Ok, então veja com o que ela deve combinar, ou seja, com o que você vai mandar no roupeiro.



Não use cartão de crédito

Quer evitar dores de cabeça? Aposente seu cartão de crédito!

Não, não estou louca! E sim, não é o fim do mundo, é apenas ser organizado. É difícil, mas não é impossível economizar 5% do salário todo mês para uma poupança de beleza/moda.

E também não precisa comprar roupa todo mês, né? Tenha prioridades em suas contas, mantenha seu guarda-roupa organizado para saber o que realmente está faltando. Sua saúde financeira agradecerá!


Dicas pré-compra:

1) Antes de sair às compras, faça um descarte geral no seu roupeiro: separe o que pode ser doado – e doe mesmo! – já colocando em sacolas ou caixas, não deixe isso para depois, faça agora mesmo!

2) Separe peças clássicas, aquelas que nunca saem de moda (camisas brancas, calças pretas, saias lápis, blazers, etc.).

3) Faça combinações. Verifique o que combina com o quê. Faltou alguma peça, por exemplo, tem uma saia floral linda mas nenhuma blusa lisa que combine? Bom, aí está uma dica do que comprar na promoção.

4) Não vá às compras para satisfazer o prazer, para desafogar mágoas.... vá para realmente repôr suas roupas.


O que comprar:

* Boas peças – Essa deve ser a regra número 1 da sua lista. Não adianta comprar dez blusas de R$ 15 só porque estão baratas, se o material de que são feitas não é bom, não é durável, vai desbotar logo, esgaçar. Pagar um pouco mais, mas comprar uma peça-chave e versátil que vá durar cinco anos é fazer um bom negócio.


* Clássicos – aproveite as promoções para comprar peças que nunca saem de moda: camisas (brancas, poás, florais, delicadas); calças retas; vestidos casuais na altura do joelho; vestidos longos; macacões; etc.

* Florais – miudinho ou grande, estão sempre na moda, pois são delicados, femininos, e combinam fácil.

* Cores sóbrias – é muito importante ter peças coloridas, mas não exagere. Os clássicos branco, vermelho, azul e grafite não podem ser esquecidos.

* Rendas – um clássico! Mas cuidado com a qualidade do material.

* Transparências – são charmosas, sexy, mas cuidado: melhor deixar apenas para camisas ou blusas que possam combinar com uma camisete. Esqueça aqueles vestidos longos transparentes com forro curto.

* Casaco – aposte num blazer mais clássico, que combine com tudo, como por exemplo cobrir um vestido delicado e colorido de alças finas, isso seria um bom investimento.

* Franjas – são muito bacanas, estão em alta, mas tudo que é demais enjoa. Deixe para bolsas e botas de cano curto que logo chegam para o outono/inverno.

* Espadrilhas – ah, nunca saem de moda! Podem ser altas ou mais baixa, há até alguns modelos rasteirinhos.

* Rasteirinhas – muito confortáveis, vão bem com tudo: calça, short, saia, vestido longo ou curto.