Qualidade de vida: mexer com plantas faz bem à saúde

Cada um tem o seu jeito de se libertar do estresse – ou pelo menos deveria ter, para garantir mais qualidade de vida. Os meus são caminhar ao ar livre, preferencialmente em área com muita natureza, e mexer com plantas! Adoro!

Vaso de flor: azaléia
Esta é a minha Mafalda, antes da limpeza das folhas e já com botões abrindo 

Eu sou do tipo de pessoa que conversa com as plantas. Mafalda que o diga! Sim, enquanto coloco água, retiro folhas velhas ou faço podas, converso com elas. Converso também quando estou apenas com vontade de conversar! Plantas são vidas. São beleza, pureza. Tirando algumas variações que causam problemas à saúde (sempre é bom pesquisar antes de comprar uma), elas são tudo de bom!


Mexer com plantas – não precisa ser um jardim propriamente dito, podem ser vasinhos – proporciona tranquilidade, bem-estar, e acalma. Isso por que você fica em contato com a natureza, limpa a mente, esquece do que lhe aflige por alguns momentos.

Vaso de flor: azaléia
Mafalda com flores já abrindo e agora, com cinco flores e mais oito botões

É revigorante

Essas horas de lida com a terra, de manuseio de plantas – que podem ser temperos e chás –, são de silêncio ou conversa com a natureza, caso goste. Novos pensamentos surgem. A raiva se esvai, a tristeza também. É um momento revigorante. Ajuda na concentração, dá esperança e paciência. Isso por que a gente comemora cada nova folha, cada nova floração...

E se o espaço permite ter árvores frutíferas, nossa! A satisfação é muito maior, em colher a frutinha do pé em casa, de uma árvore que você cuidou. É tudo de bom!

Fiz da minha minissacada um lindo jardim
O assunto é tão interessante, é uma técnica tão fácil na busca da qualidade de vida, que há vários estudos sobre o tema. “A prática da jardinagem envolvendo o contato físico e direto com a terra proporciona experiências extremamente ricas para todas as pessoas em qualquer faixa etária.”, diz artigo no site da Faculdade Meridional-IMED.

Ah, já se deu conta que entidades que cuidam de doentes investem nisso? Sim, já viu algum spa sem muito verde, trilhas e áreas ao ar livre? Hospitais têm jardins externos e já investem em jardins internos também. Clínicas de reabilitação possuem jardins. Projetos sociais trabalham com hortas... quer mais?


No trabalho

Bom, eu sempre amei mexer com plantas. Fui criada em sítio, rodeada de animais e plantas dos mais variados tipos, desde as ornamentais às de cultivo mesmo, como frutas, verduras e legumes...

Tá, mas não precisa ser um jardim enorme. Pode ser apenas sua mesa do trabalho! Sim! Um vasinho ou um terrário já fazem toda a diferença. Quando estiver estressado, com bloqueio pra resolver uma questão, pare e olhe pra sua plantinha, mexa nas folhas, coloque água. Só isso já ajudará a limpar a mente e a resolver o problema.

Aliás, montar terrários pode deixar de ser um lazer, um hobby, pra se tornar até trabalho, como já publicou a Globo Rural.


Que tal conhecer os cânios gaúchos?
Você reflete sobre sua carreira?
Você faz o que ama?