Faça em casa: Compota molho de pimenta-malagueta



Já contei várias vezes que fui criada em um sítio. Amo campo, flores, plantas, mato. Bichos também. Horta, então.... Afff morar em apartamento é um problema nesse sentido, por isso toda vez que vou na mãe eu faço um check-list nas plantinhas todas. Sei quem abriu flor ou vai abrir, conheço muitas plantas, chás, verduras, bichos...

Eu gosto de fazer coisas. Estou sempre inventando, aproveitando o que está à mão. Às vezes dão certo, às vezes... bem, mas fiz uma compota de pimenta-de-cheiro que ficou ótima. O pé estava carregado lá na mãe e eu apanhei e fiz. Simples, e gostoso.

Agora fiz outra, de pimenta-malagueta. Na verdade foi meu marido quem colocou a mão na massa sob minha orientação, porque me viu fazer a outra e adorou o resultado. Dessa vez as pimentas vieram da casa dos pais dele, que moram na cidade. O processo é o mesmo, então manda ver aí!

Ingredientes:


* Um punhado farto de pimentas-malaguetas
* Óleo de canola ou azeite de oliva
* Um vidro com tampa

Como fazer:

* Lave e seque bem o vidro. Reserve.
* Lave bem cada uma das pimentinhas. Corte a parte do cabinho. Escorra bem a água.
* Coloque as pimentas dentro do vidro e complete com o óleo ou azeite.
* Pronto. Feche bem e guarde. Eu guardo na geladeira.
* Depois de 15 dias já dá para começar a usar na comida. Pode colocar na hora de temperar os ingredientes ou direto no prato, como molho mesmo.

Uso

Eu uso como molho nas saladas ou direto no prato, para saborizar a comida. Também pode ser aplicado durante o cozimento de carnes, por exemplo.

Curiosidade: compostos previnem envelhecimento e até câncer!


Óleo de canola – está ganhando cada vez mais espaço no segmento alimentício brasileiro, segundo matéria do Portal Brasil. Isso porque é rica em ômega 3 e vitamina E, que atuam na redução do colesterol e do risco de doenças cardíacas.

Pimenta-malagueta – é bastante picante e também ajuda na digestão. Também é chamada de jindungo, maguita-tuá-tuá, nedungo e piripíri. Uma publicação da Agemed destaca que a pimenta-malagueta tem vitaminas A, C, algumas do complexo B, além do potássio e do cálcio. Possui ação anti-inflamatória, já que contém capsaicina. Tem efeito antioxidante - possui substâncias que previnem doenças como diabetes, câncer e problemas do coração, além de combaterem o envelhecimento precoce. Também facilita a digestão e acelera o metabolismo ao elevar a temperatura do organismo e aumentando o gasto calórico. Ou seja, ajuda a emagrecer! Não bastasse, ajuda a controlar os níveis do colesterol bom (LDL) e dos triglicerídeos e atua na prevenção do câncer, por possuir componentes considerados quimiopreventivos, antimutagênicos e anticarcinogênicas.

Leia também

Sintomas de hipertensão e diabetes: Uma vida sem sal nem açúcar
Tensão Pré-Menstrual: dá para acreditar?
Câncer de mama: não enfrente sozinha
Diabetes: como é a doença, sintomas e prevenção
Parkinson: quais são os sintomas e as formas de tratamento
Alzheimer: como uma luz que vai se apagando