Capriche no Presépio de Natal!


Já estamos vivendo o clima de Natal. As lojas de decoração estão repletas de adornos com a temática e o comércio todo enfeitado para ampliar as vendas de final de ano. Muitas cidades, especialmente as turísticas, já estão com as ruas enfeitadas e até luzes ligadas.

Então, é hora de pensar na decoração da casa!

Além do tradicional pinheirinho, invista em um presépio. Montado com peças nos mais variados materiais (o mercado oferece peças em palha, tecido, cristal, lata, porcelana, plástico e até papel) com grande beleza, que ajudam a contar um pouco da história que se vive nessa época: o nascimento de Cristo.

O presépio retrata o curral em Jerusalém, onde Cristo nasceu, há 2012 anos. Contam que a origem do adorno data do século 13, quando São Francisco de Assis montou um cenário, com autorização do papa, em 1223. Depois a prática foi se espalhando e hoje existe em praticamente todos os lares. Algumas comunidades chegam a fazer concurso do presépio mais bonito nas vitrinas de suas lojas e nos quintais das casas!

Algumas famílias costumam montar a árvore e o presépio apenas na véspera de Natal, mantendo a encenação até o dia 6 de janeiro, Dia de Reis, quando então toda decoração deve ser removida. No entanto, cada vez mais, as famílias estão fazendo sua decoração um mês ou mesmo 45 dias antes, para ampliar o clima natalino por mais tempo! 

Só tem um detalhe: monte todo o cenário quando quiser, mas a imagem de Cristo bebê só pode ser colocada na manjedoura na noite de 24 para 25 de dezembro, quando então o menino nasceu.








Leia também: