Hora de colocar os sonhos no papel!

Adoro sempre-vivas! São lindas, resistentes, simples
É dezembro.

É tempo de começar a escrever as metas a serem conquistadas em 2015.

Sim, porque pensar, isso você já deve estar fazendo há tempo, certo?!

E existem técnicas que ajudam nesse processo, sabia?

Quando bem menina, eu escrevia "sonhos" em um caderno no mês de dezembro, e pensava neles na virada do ano, para que se tornassem realidade no ano que iniciava. De tempos em tempos olhava a listagem, para relembrá-los. Era instintivo, gostava de escrever...

O tempo foi passando e eu fui aprimorando essa "técnica". Muitas coisas ficaram pelo caminho, mas várias outras foram realmente sendo alcançadas.



PNL
Depois de alguns anos, tive a oportunidade de fazer um curso de PNL - Programação Neurolinguística, quando então descobri que eu estava certíssima em minha ação.

Com o curso de 80 horas, aprendi coisas importantes, entre as quais como modificar mapas mentais e como listar cada meta sempre com o verbo no presente (conquistei, comprei, viajei, etc.), com a data da conquista e a meta bem claras, sem boicotes - nunca escreva "nem que seja...”.

Assim passei a levar ainda mais a sério o pensamento positivo e vi os resultados aparecerem. E tudo mostra que estou no caminho certo.

SWOT
Neste ano, realizei uma meta de 2012, conclusão de um MBA, que foi de Gestão Estratégica de Negócios, no qual conheci a matriz SWOT (ou FOFA), uma ferramenta de administração que ajuda a elencar e avaliar perspectivas com base no cruzamento de informações do tipo forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.

Mas serve perfeitamente para avaliar nosso ambiente pessoal e ajudar a traçar metas também para a vida pessoal.

E funciona.

Coaching
No TCC do MBA, abordei por que o coaching pode ser uma excelente ferramenta para que os indivíduos se tornem protagonistas de suas carreiras e vidas.

Isso porque esta técnica exige muita reflexão, coragem até, para se fazer perguntas pertinentes sobre si mesmos, e responder com sinceridade, de forma que seja possível avaliar quem você é de fato, quem deseja ser no futuro e quem você já pode ser agora!

Ou seja, onde está, para onde vai, e como vai.


Seja realista!

Então, mãos à obra! Comece agora a montar um plano de ação bem pensado, realista e com prazos possíveis.

Ah, trace metas que dependam de você! Acertar na loteria é questão de sorte.

Mas criar uma rotina de estudos para passar em um disputado concurso é possível.


Que venha 2015!

Então, que tal começar a fazer suas metas 2015 agora?

A minha lista já está em fase de lapidação, logo estará prontinha.